Oscar 2009

oscar200911

Pôster da Cerimônia

Como todo admirador do cinema, e apaixonado pela sétima arte, venho fazer uns comentários sobre a entrega do Oscar 2009. O primeiro comentário que escrevo é sobre a cerimônia de entrega dos prêmios da academia. Tudo bem que se torna muitas vezes enfadonha, tornando-se monótona, mas que premia alguns filmes tidos como os melhores do ano, mesmo que os parâmetros de melhores venham somente dos americanos, mas enfim, é a nação que fornece a maior quantidade de filmes para entretenimento. O que eu não entendo é como ficamos a mercê das nossas TVs abertas, esperando que as mesmas fossem responsáveis pela transmissão da apresentação, mas infelizmente, a data foi coincidir justamente com o carnaval, festa maior de nosso país, por conseqüência sendo privilegiada pelas TVs. É uma coisa perfeitamente normal, mas fica minha crítica sobre o tema, sobre os vencedores não tive a oportunidade de assistir aos filmes indicados devido a falta de cinemas de qualidade que não privilegiam tais produções, contudo acho que tenho condições de tecer alguns comentários sobre  a entrega. Não vou me ater as categorias que a grande maioria das pessoas não entendem e vou comentar sobre as categorias principais.

Começando pela categoria de melhor filme pelo segundo ano consecutivo, Hollywood decide premiar um filme não convencional para os padrões americanos o filme Slumdog Millionaire – Quem quer ser um milionário aqui no Brasil, que segundo a critica mundial, era tido como o grande favorito da noite, mesmo não sendo o típico filme premiável, levando em seu encalço o melhor diretor foi pra Danny Boyle pelo trabalho realizado realizado neste filme, que já tinha se mostrado um excelente diretor em outras oportunidades.

Pelas atuações um confrontos de gigantes entre Sean Penn por “Milk” e Mickey Rourke por “O Lutador” na qual o primeiro saiu vencedor, mas em seu discurso, o mesmo lembrava da atuação do seu concorrente e de um certo modo reconhecendo que a atuação de Mickey Rourke tinha sido melhor. Na categoria de melhor atriz pelo filme O Leitor, Kate Winslet, tida como vitória certa abocanhou o prêmio, que era unanimidade sua vitória. Na minha opinião as categorias que eram as mais complexas na disputa, as de melhor ator e atriz coadjuvante. Penélope Cruz levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante sobre as demais pela sua atuação em Vicky Cristina Barcelona, levando o primeiro Oscar para uma atriz espanhola, tida por muitos como uma atriz farca ela tem arrancado elogios pelas suas ultimas atuações, os ares espanhóis tem feito bem a ela novamente. E o grande vencedor da noite; a vitória póstuma pela atuação destruidora de Heath Ledger como O Curinga, em Batman O Cavaleiro das Trevas, quebrando os padrões da academia de entregar prêmios póstumos para atores, creio que seja a mais merecida da noite por toda a aura que causou nas pessoas depois da sua morte desse grande atror. Mais uma vez a vitória esmagadora dos atores extrangeiros sobre os americanos tem provado da qualidade das atuações dos mesmos. Enfim uma festa que com o passar do tempo tem quebrado alguns paradigmas quanto as premiações mas há muitas barreiras a serem quebradas.

Segue abaixo a lista dos vencedores:

Melhor Filme

·    Quem Quer Ser Um Milionário?

Melhor diretor

·    Danny Boyle – Quem Quer Ser Um Milionário?

Melhor ator

·    Sean Penn – Milk – A Voz da Liberdade

Melhor atriz

·    Kate Winslet – O Leitor

Melhor ator coadjuvante

·    Heath Ledger – Batman – O Cavaleiro das Trevas

Melhor atriz coadjuvante

·    Penélope Cruz – Vicky Cristina Barcelona

Melhor Animação Longa-Metragem

·    Wall-E

Melhor Roteiro Adaptado

·    Quem Quer Ser Um Milionário?

Melhor Roteiro Original

·    Milk – A Voz da Liberdade

Melhor Direção de Arte

·    O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Fotografia

·    Quem Quer Ser Um Milionário?

Melhor Figurino

·    A Duquesa

Melhor Filme Estrangeiro

·    Okuribito (Japão)

Melhor Documentário

·    O Equilibrista

Melhor Documentário Curta-Metragem

·    Smile Pinki

Melhor Montagem

·    Quem Quer Ser Um Milionário?

Melhor Maquiagem

·    O Curioso Caso de Benjamin Button

Trilha Sonora Original

·    Quem Quer Ser Um Milionário?

Melhor Canção Original

·    “Jai Ho” – Quem Quer Ser Um Milionário?

Melhor Curta Animado

·    La Maison en Petits Cubes

Melhor Curta Live-Action

·    Spielzeugland (Toyland)

Melhor Edição de Som

·    Batman – O Cavaleiro das Trevas

Melhor Mixagem de Som

·    Quem Quer Ser Um Milionário?

Efeitos Especiais

·    O Curioso Caso de Benjamin Button

Anúncios

~ por Zach em fevereiro 23, 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: