Watchmen

Watchmen - Pôster do Filme

Watchmen - Pôster do Filme

Como começar a falar de um filme que esperou por tanto tempo pra ser feito, e quando o fez conseguiu se tornar um dos melhores exemplares de “Filme de Herói”. Essa Foi a sensação que eu tive ao assistir Watchmen, filme que foi baseado na HQ escrita por Alan Moore, e ilustrada por Dave Gibbons entre 1986 e 1987. A trama principal trata dos desdobramentos de uma conspiração revelada após a investigação do assassinato de um herói aposentado, o Comediante, que atuara nos últimos anos como agente do governo. Em torno desta história giram várias tramas menores que exploram a natureza humana e as diferentes interpretações de cada pessoa para os conflitos do bem contra o mal, através das histórias pessoais e relacionamentos dos personagens principais. Esse ó contexto no qual gira a HQ, nos submetendo a questões até então não abordadas nos quadrinhos convencionais, como valores morais de heróis, pacificidade, guerras nucleares, destruição do mundo, entre outras, com sua dinâmica de escrita onde faz relatos de fatos do passado com historias, muitos consideravam a obra como infilmável.

Vamos ao filme, considerando como uma adaptação, Watchmen foi à melhor transposição entre mídias (Revistas para o Cinema) não falo como o melhor filme de heróis, mas a melhor adaptação. O diretor Zach Snyder, diretor também dos excelentes: Madrugada dos Mortos e 300 de Esparta, conseguiu dar o ritmo certo da narrativa do filme no cinema, como na revista. Os flashbacks são muito coerentes, e em momento algum atrapalham o andar da narrativa. Egresso dos videoclipes falta ao diretor um melhor trabalho do elenco, mas nada que comprometa a projeção, os destaques ficam por conta de Jackie Earle Haley interpretando Rorschach o qual deu uma vida incrivel ao personagem; e é muito bom ver um ator talentoso retomar o seu trabalho, como já se iniciou anos atrás com Pecados Íntimos. O restante do elenco trabalha bem conforme sua necessidade, e o personagem do Dr. Manhattan, com seu timbre de voz sempre suave, sem elevá-lo, também é uma grata surpresa. A reconstituição do figurino e os cenários também são coisas impecáveis, e percebe-se quanta importância a equipe de produção responsável foi criteriosa; mas nem tudo saiu perfeito, como é de se esperar. Para pessoas comuns usando roupas comuns eles se mostravam muito super poderosos (força e agilidades incomuns a pessoas normais) e em momento algum na HQ isso é mostrado pelo contrario, o único detentor de tais poderes é o Dr. Manhattan, na verdade habilidade igualada a de um Deus, das subtramas presentes na revista algumas foram deixadas de lado para dar um maior ritmo ao filme, mas que tenho certeza vai ser privilegiada na versão do diretor lançada em DVD. Outro ponto questionável, foi o final mudado propositalmente, que é justificado para dar um maior realismo à trama. Agora, o que mais me chamou a atenção na película foi à violência altamente estilizada, tal como na HQ, que é uma coisa que Hollywood não está acostumada a ver, e outro fator que não acreditava que fosse acontecer são os genitais do Dr. Manhattan, tal como na revista aparece durante varias vezes durante a projeção, talvez tenha sido esse motivo que fez com que o filme pegasse uma censura tão alta nos Estados Unidos e por conseqüência no restante do mundo.  Particularmente, eu achei o filme excelente, uma produção acima da média das que existem por ai, minha dúvida, segue devido ao entusiasmo das pessoas presentes na sessão. Não acredito que o grande público esteja preparado para a desconstrução dos heróis propostas por Watchmen e por sua vez veio para ficar …

Anúncios

~ por Zach em março 13, 2009.

2 Respostas to “Watchmen”

  1. Rapaz, acho que vou assistir ele no cinema mesmo, viu? É a maior bilheteria de estreia do ano, parece. Mas nem é por isso, quero assistir pra ver o filme mesmo, que pelo trailer parece ser excelente. Abração!

  2. Excelente adaptação e bom filme! E sim, o público não estava preparado para tanta informação e estilo únicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: