Criatividade em alta

Observando os noticiários relacionados ao cinema, nos diferentes formatos de mídia; tem-se observado no mundo do showbizzness, a tamanha falta de criatividade nos textos dos roteiristas, que utilizam textos fáceis sem nenhum tom dramatúrgico.

Não é de hoje que a mola mestra propulsora do cinema mundial (Hollywood) utiliza-se de todo tipo de material sejam eles livros, contos, historias de ninar, entre outras coisas que não me recordo para transformar os mesmos em obras cinematográficas. Grandes sucessos do cinema foram baseados em grandes livros da literatura mundial, o que nunca foi problema para os grandes roteiristas, muitos deles transformavam uma simples história em um belíssimo filme. Essa situação prosseguiu com o passar dos anos no desenvolvimento de historias feitas para a telona, exemplos disso O Exorcista escrito brilhantemente por William Peter Blatty e dirigido de forma magistral por Willian Friedkin, Apocalypse Now, O Iluminado, dos mais recentes a trilogia O Senhor dos Anéis, e a serie de filmes de Harry Potter. O que todos esse filmes tem em comun é o fato de terem sido baseados em obras de sucesso e ter um sucesso de público e critica.

Com o avanço do tempo, a indústria do cinema começou a procurar outras mídias que pudessem render boas historias e tudo foi acontecendo de maneira gradativa, quando em 1978 Richard Donner descobriu como convencer o publico e a critica com seu Superman o Filme, recém saído dos quadrinhos o filme foi um sucesso, o que também se deve ao seu grupo de roteiristas (Mario Puzo, David e Leslie Newman e Robert Benton) que se comprometeu com o roteiro do filme que estava por vir.

Com a descoberta dessa fonte de inspiração, não demoraria muito para indústria do cinema se render a outras formatos de informação; e foi justamente o que aconteceu, a concepção de obras cada vez mais sem motivo de existir.

Com o sucesso de filmes como Transformers, tem-se uma nova fonte de criatividade, a indústria dos brinquedos.

E o que tem acontecido com os grandes roteiristas do cinema, estão com falta de inspiração. Muito se comenta na mídia especializada que a verve criativa de seus roteiristas tem sido podada pelos grandes estúdios, que a cada dia que passa tem se preocupado com o mero cinema de lucro e do entretenimento, sem se preocupar com a sensação que é ver um filme no cinema e, com ele, se tirar varias conclusões da nossa própria vida. Não estou dizendo que não existem grandes roteiristas nos dias atuais, vide filmes com historias tão fantásticas quanto Quero ser John Malkovich, Adaptação, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Donnie Darko, dentre outras que nao me recordo, todos filmes autorais e com essencia, com ideias muito inovadoras.

Com a precariedade dos roteiros, a cada dia que passa se observa o crescimento de outros cinemas: o cinema independente americano, o cinema europeu e o latino, pois são os de mais fácil acesso. Na verdade nunca deixou de existir, mas com o crescimento das grandes produções a procura por esses filmes aumentou na classe admiradora do cinema; filmes como Juno, Pequena Miss Sunshine, do cinema independente americano, O Fabuloso destino de Amelie Poulain, O Labirinto do Fauno (Mexicano), os nossos Cidade de Deus, e Tropa de Elite são exemplos desse sucesso.

Talvez seja necessário se buscar nessas vertentes do cinema independente essa vertente do cinema autoral.

Infelizmente nao é uma parte do cinema que temos acesso vide a dificuldade com que chegam aos nossos cinemas

Anúncios

~ por Zach em agosto 19, 2009.

Uma resposta to “Criatividade em alta”

  1. É isso aí, sua crítica é bastante pertinente. E tem muito fundamento. Será que ainda teremos um cinema nacional independente dos moldes estadunidenses? Bem, adorei a análise…Sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: